menu.about

about.history

 



              Foi em 1963 que a Escola Adventista de Imbituba foi idealizada. Os pioneiros foram o Dr. Octávio Ribeiro de Castro, e o Pr. Dorvanilo Ribeiro de Souza, tendo o objetivo do desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, intelectuais e espirituais.
      Naquela época tínhamos uma sala mista com 27 alunos e o próprio Dr. Octavio era quem ministrava as aulas. No mesmo ano, em maio, foi inaugurada a Escola Primaria Adventista, Dr. Octávio Ribeiro de Castro agora em crescimento já com 38 alunos. Essa atitude pioneira passou por muitas dificuldades financeiras e teve que ser interrompida com suas atividades durante quase 9 anos.
      Mas 1978, com a graça de Deus, foi reaberta com 30 alunos e em 1979, foi construída a segunda sala com o apoio do Pr. Jairo Prego e não demorou muito em 1980 a Educação Infantil foi implantada e contava com 42 alunos.
     Essa história continua... foi em 31/01/1980 que a escola teve seu nome alterado com a portaria nº E/058/SE/80, para Escola Primária Adventista Hugo Cyrelli, por ser o mesmo, um dos fundadores do grupo da Igreja Adventista de Imbituba.
     Com a intenção de divulgar a escola e aumentar o número de alunos, em 1982, foi colocado o plano de visitação de lares, autônomos, órgãos públicos, profissionais liberais etc. Plano este liderado pela professora Ana Maria Barros Capaverde.
     Em 1986 o crescimento foi notado e juntamente com ele a necessidade de construção de uma nova sala, com apoio do Departamental de Educação, Pr. Paulo Martini, foi construída a terceira sala de aula no piso superior, reformados os banheiros existentes e construída uma cozinha.
     As reformas e construção da escola se deram durante os anos de 1996 a 1999, sob a direção de vários líderes.
     No ano de 2003, organizamos nosso laboratório de informática, onde os alunos puderam acessar a Internet e assim enriquecer nosso pedagógico. Também iniciamos com aula de Espanhol, tornando-se um diferencial para nossa escola.
     Em 2005, fechamos o ano letivo com 93 alunos. Com o funcionamento da Biblioteca, a locação da quadra e parque infantil para as nossas crianças. O crescimento não para...  Deus está no controle foi Ele quem estabeleceu os propósitos dessa escola.
     Já em 2019, direcionada pela Profª. Rachel Knupfer Mistura, nesse ano foi adquirido um novo laboratório de informática, playground, salas climatizadas, salas com equipamentos de TV e DVD, lousa digital, recursos e materiais pedagógicos, área de recreação protegida.
     Hoje, direcionada pela Profª. Michele Flores de Oliveira Alfredo, a escola conta com um novo laboratório móvel de iPads e um novo laboratório móvel de Chromebook, com isso a sala física de informática foi transformada em uma sala de apoio, nossa quadra poliesportiva passou por uma reforma, nosso jardim foi revitalizado, o pátio também passou por reforma para melhor atender nosso alunos, contamos também com professores capacitados e pós-graduados para atendê-los. 
     A Rede Educacional Adventista tem um programa de capacitação continuada pela Universidade Corporativa Adventista – A UNICA, onde as professoras semanalmente recebem orientações especificas para o desenvolvimento integral dos nossos alunos.
     A Educação Adventista é reconhecida por sua preocupação em oferecer educação de forma integral, privilegiando não apenas o conhecimento técnico, mas o ensino de princípios morais e de uma vida saudável e feliz.
     Sua missão em educação é fundamentada em Cristo, por isso os adventistas creem que, sob a direção do Espírito Santo, o caráter e os propósitos desenvolvem uma vida de fé em Deus e de respeito pela dignidade de todos os seres humanos.
     A Rede Educacional Adventista ensina o criacionismo, baseando-se em argumentos científicos e lógicos, sem impor crenças religiosas nem omitir a versão evolucionista. Portanto, seu ensino se encontra em harmonia com as prescrições do Ministério da Educação e Cultura.